Os Benefícios do Teatro na Minha Vida

Boa noite!

Como alguns de vocês devem saber (até porque é referido na minha biografia) nestes últimos três anos frequentei um curso profissional de Teatro e foi sem dúvida a melhor experiência que tive até hoje. Acreditem ou não, não me arrependo de ter desistido do 11º ano na área de Ciências e Tecnologias para ingressar no curso de Interpretação. Aliás, foi a melhor decisão que tomei e passo a explicar.
Antes de ir para a escola profissional, eu era uma jovem com falta de confiança, tímida, com medo de falar em frente à turma, pouco participativa nas aulas, entre outros aspetos e devo confessar que o teatro me ajudou muito. Posso não ser a pessoa mais confiante no mundo, mas cada vez mais acredito nas minhas capacidades, já não vejo uma apresentação oral como um monstro que me vai devorar no momento em que eu começar a falar e já não tenho tanto medo de me expressar nas aulas.

E como é que isto aconteceu?

Muito bem, o teatro, como todos sabem, é um trabalho em grupo que exige muito empenho e dedicação e ainda incentiva a nossa criatividade, permite-nos criar um novo mundo e viver coisas que nunca vivemos ou poderíamos vir a viver um dia. Nestes três anos, desempenhei personagens por vezes parecidas comigo e outras com as quais não me identificava e durante o processo de construção fui-lhes atribuíndo uma parte de mim que passou a ser parte delas. Por esse motivo que quando tinha de me despedir de uma personagem para abraçar outra, durante as improvisações, houve uma vez que as minhas colegas disseram "agora parecias a Titânia" (a personagem que desempenhei no espetáculo onde fizémos uma compilação de peças de Shakespeare) e isso deixava-me feliz, porque mostrava que essa personagem tinha sido marcante e que fazia parte de mim.
Fazer improvisações implicava ter de enfrentar o maior dos meus medos e foi enfrentando todos os meus medos e receios que ao logo do curso consegui superar as minhas dificuldades e ganhar confiança em mim mesma. No princípio eu odiáva improvisações e escondia-me para não ter de fazer, mas aos poucos fui-me obrigando a tomar iniciativa e apesar de ainda me sentir apreensiva já não as odeio como odiava no começo.

Perguntam-me se estes três anos foram fáceis? Não, não foram.

No príncipio era tudo uma novidade, um sonho tornado realidade, mas depois vem o trabalho e é preciso concentrarmo-nos para conseguir fazer tudo aquilo que nos é pedido. "O ator é um atleta de alta competição" foi o que sempre nos disseram desde o 1º ano de curso e hoje posso dizer que estou plenamente de acordo. É preciso dedicarmo-nos a sério e exercitarmo-nos todos os dias. Não podemos desistir ao primeiro obstáculo que surge no nosso caminho e isso nem sempre é fácil.
Devo confessar que a certa altura pensei em desistir e questionei-me se era mesmo este o caminho que queria seguir. Chorei, gritei, atirei papéis pelo ar... mas nunca desisti. E agora posso respirar e dizer ainda bem que continuei em frente, pois percebi que conseguia superar mais do que alguma vez pensei ser possível.
Na vida vamos ser constantemente postos à prova e vai haver sempre um filha da mãe (para não dizer pior) a dizer que não valemos nada e que nunca conseguiremos ser alguém na vida nem seguir os nossos sonhos. Já recebi muitos nãos na minha vida, faz parte. Mas, por muito que me deitem abaixo, me digam que não sei representar, ou cantar, etc, se eu acreditar em mim vou até ao fim e vou provar que consigo!
Foi essa a maior lição que o teatro me ensinou: seguir os nossos sonhos, mesmo que mais ninguém acredite em nós, enquanto nós acreditarmos, tudo é possível!



Vão contra tudo e contra todos, mas acima de tudo, nunca desistam de vocês próprios!


Comentários

Mensagens populares deste blogue

O Alquimista - Crítica Literária

Novo Book Trailer do Livro "A Luz da Princesa"

Onde comprar o livro "A Luz da Princesa - Saga Os 5 Elementos"? (Actualizado)