A Infância nos Dias de Hoje

Boa tarde!

Bem, hoje decidi falar sobre uma notícia que vi na internet e que me indigna de certa forma e me preocupa. A notícia dizia que hoje em dia as crianças passam pouco tempo ao ar livre e desempenham poucas atividades motoras e eu pergunto-me como é que é possível os pais destas crianças deixarem isto acontecer?
Quando eu era pequena, lembro-me que todos os fins-de-semana os meus pais me levavam ao parque infantil, onde eu podia jogar à bola, correr sem parar, andar de baloiço e ter contacto com outras crianças e eu adorava! Mas, a verdade é que nos dias de hoje a maioria das pessoas prefere ir ao centro comercial a ir a um parque infantil. Aliás dá muito menos trabalho e responsabilidade.
Outra coisa que me preocupa é o excesso de proteção. Antigamente as crianças brincavam na rua, comiam lama e outras porcarias, faziam asneiras, subiam às árvores, magoavam-se e a seguir voltavam a cair. Hoje em dia, basta uma criança aproximar-se de uma árvore que vai logo um dos pais a correr a dizer que se vai magoar. É como se a criança vivesse numa bola de vidro que os pais não deixam que se parta.
Resultado deste excesso de proteção é os medos que a criança vai desenvolver para o futuro, vai ter medo de fazer tudo aquilo que os pais lhe disseram para fazer porque nunca tentou e desconhece o que lhe pode acontecer. É talvez por esse motivo que cada vez vemos mais jovens e crianças com sintomas de ansiedade ou medos que não se devem a nenhum trauma, mas que lhe foram incutidos pelos pais/familiares.
Toda esta situação preocupa-me. Na minha opinião as crianças não são nenhum pedaço de cristal que se cair ao chão vai-se partir, são seres vivos que têm o direito e o dever de brincar, fazer asneiras e aprender com os seus erros, tal como todos nós. Elas parecem realmente frágeis, mas se for preciso são mais fortes que nós.
Assim, tenho só um conselho para todos os pais, deixem as vossas crianças errar, não tenham medo de a deixar aprender por si própria, faz parte da vida. Levem-nas ao jardim para conviver com outras crianças e respirar o ar puro que cada vez é mais difícil de encontrar nas cidades, deixem-nas conviver com animais, rebolar na relva, correr, saltar, pular e mostrem-lhes sempre que vão estar sempre do lado delas para as apoiar em tudo. Não há nada melhor para uma criança do que o amor e o carinho dos pais, pois isso é muito mais importante do que todos os brinquedos/jogos que lhes possam dar.



Comentários

  1. Oii!
    As crianças hoje em dia além de não ter as mesmas diversões que a maioria de nós teve na infância parece que já nascem viciadas em computadores e outras tecnologias. Um dia desses eu estava vendo uma reportagem que falava sobre a idade que as crianças devem ser apresentadas a aparelhos digitais e num delas mostrava um bebe de um aninho de idade que preferia brincar com smartphone dos pais a brincar com seus brinquedos normais. è realmente algo a que se pensar. E é super triste o que a maioria dessas crianças estão perdendo
    Adorei o blog! Já estou seguindo :)
    Estante de uma Fangirl

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim é verdade, faz-me imensa confusão as crianças preferirem ficar em casa a jogar videojogos a brincar na rua. Pode ser que no futuro melhore. Obrigada :)

      Eliminar
  2. Lindo seu texto <3
    Mas, na minha opinião uma das coisas que mais pesam nessa auta proteção é o perigo que estão as cidades :(
    http://diariodelolivlet.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada :D

      Sim, é possível que essa seja a principal razão, mas isso não impede os pais de levarem as crianças ao parque infantil em vez de irem para centro comerciais.

      Eliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O Alquimista - Crítica Literária

Novo Book Trailer do Livro "A Luz da Princesa"

Onde comprar o livro "A Luz da Princesa - Saga Os 5 Elementos"? (Actualizado)