"Viver a Vida"

Nos dias de hoje, tenho ouvido comentários e visto algumas publicações de amigos/as meus onde utilizam a expressão de: «não namoro porque quero "viver a vida"». A verdade é que nunca entendi bem porque é que querer "viver a vida" é incompatível com ter um relacionamento com alguém.
Ter um relacionamento não é igual a estar preso a alguém até ao resto dos nossos dias ou até que um dia acabe. Ter um relacionamento é escolher partilhar os nossos dias e a nossa felicidade com a pessoa de quem gostamos. E se entrarmos numa relação e acreditarmos que um dia vai terminar, então qual é o sentido de o fazermos? 

Se gostamos realmente da pessoa não iremos querer que um dia acabe. Mesmo que, por algum motivo, não seja para sempre, pelo menos que o seja enquanto durar e isso só é possível se acreditarmos que será para sempre. Não há mal nenhum em acreditar no para sempre. Podes te desiludir depois? Sim, mas a desilusão e o sofrimento irão sempre existir no fim de uma relação.
Porque temos tanto medo de sofrer quando é o sofrimento que nos faz querer viver ainda mais? Quantas vezes precisamos cair para depois nos levantarmos mais fortes e seguir o nosso caminho? A vida é mesmo assim. Se vivermos com medo de sofrer não estaremos a viver de todo.

Voltando ao que estava a dizer sobre "viver a vida" e as relações. Não é por estar numa relação que não vou poder voltar a sair com os meus amigos ou ir viajar sozinha. Tudo isso é possível. O casal não tem de estar sempre junto para ser feliz. Aliás o casal deve existir individualmente também. Eu não deixo de ser eu só porque namoro com a pessoa X. No entanto, vai haver dias que eu vou preferir estar com essa pessoa a estar com os meus amigos. Vou querer ligar lhe ao final do dia e contar como correu o trabalho. Desabafar, falar sobre os meus medos e as minhas fragilidades. Festejar a promoção no trabalho. Vou querer "viver a vida" com essa pessoa. Porque para mim "viver a vida" é fazer tudo aquilo que me faz feliz. A felicidade não existe só quando estou com essa pessoa, porém a minha felicidade cresce quando estou.

Para mim "viver a vida" é tanto posso ler um bom livro no meu quarto sozinha, como posso ir fazer algo que nunca fiz antes como saltar de paraquedas ou viajar pelo mundo inteiro, como posso sair com o homem que me faz suspirar todos os dias por mais uns minutos ao seu lado. Porque nada me faz sentir mais viva do que ver o sorriso da pessoa que gostamos. Todas as emoções se revolucionam dentro de ti e isso para mim é viver. Posso ir viajar sozinha mas provavelmente irei preferir viajar com aquela pessoa que faz os meus olhos brilharem de felicidade e porquê? Porque gosto de estar com ele e de partilhar os melhores momentos da minha vida com essa pessoa.

"Viver a vida" é quando sentes o teu coração a bater tão forte dentro do teu peito e não consegues guardar a felicidade que sentes dentro de ti. E é essa a sensação que eu tenho quando olho nos olhos daquela pessoa especial. A adrenalina que sentes antes de um beijo seu ou quando ele te toca. Isso para mim é viver. Não tenho de deixar de namorar com alguém porque isso me vai privar de fazer o que eu quero porque se assim for então talvez esteja algo errado na relação. Se a pessoa confia em ti vai deixar te livre para saíres com os amigos e livre para escolheres estar com ela. Provavelmente vais preferir estar mais com ela e vais querer integra la no teu grupo para que possam estar mais tempo juntos e partilhar novas experiências.

Não tens de deixar de fazer a viagem dos teus sonhos ou de saltar de um avião porque estás numa relação. Podes fazê-lo sozinho com o apoio da tua parceira ou então convidá-la a partilhar a experiência contigo. Não tens de estar dependente da pessoa nem de viver em função dela, isso não seria saudável. Mas não é uma relação que te impede de viver. É a tua mente. O teu pensamento de que: quando estás numa relação não vives a tua vida, faz com que isso aconteça de facto e, quando terminas o relacionamento, e fazes tudo o que tinhas vontade de fazer antes, vais continuar a alimentar a falsa ideia de que "viver a vida" e namorar em simultâneo são incompatíveis

O amor faz parte da vida e para viver precisas de amar. Se te privas de amar e de sentir então lamento dizer-te mas não estás a viver. Se queres viver permite-te a amar intensamente e a ser amado. Não afastes a pessoa que amas por medo ou insegurança de se vai ou não dar certo. Esquece o passado e foca-te no agora e nos teus sentimentos. Vive sem medo. Ama sem medo. Sê livre. Abre as asas e voa rumo ao desconhecido. Entrega-te por completo e o que tiver que acontecer acontecerá quando menos esperares e sem dares por isso. Vive a vida mas não te prives de nada que te faça viver. 




Vive intensamente mas sobretudo vive!

Comentários

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

O Alquimista - Crítica Literária

Onde comprar o livro "A Luz da Princesa - Saga Os 5 Elementos"? (Actualizado)

Livro Aberto - Programa de Ana Coelho - Convidada Carina Sapateiro